24.2.17

Basel e o maior carnaval da Suíça

Já que o clima é de carnaval, ô, abre alas! Vamos falar de carnaval!! 🎊🎉🎊🎉

Basel é uma cidade suíça muito conhecida pela sua vida cultural e como carnaval também é cultura, a cidade de Basel é a dona do maior carnaval da Suíça, que é marcado normalmente por muito frio, confete, carros alegóricos e fantasias com máscaras que animam a festa.
Carro do FC Basel, um dos maiores times de futebol da Suíça
  
Alguns carros alegóricos vão distribuindo balas, doces, maças e até laranjas ao longo do percurso
Um detalhe curioso é que a abertura do carnaval de Basel se dá às quatro horas da manhã!! Quando eu fui, eu não vi a abertura porque não acordei tão cedo, rs..., mas é um evento muito especial onde todas as luzes do centro da cidade vão se acendendo à medida que o desfile avança com os bateristas e os tocadores de flautim que vão entoando as marchinhas de carnaval. Esse evento se chama "Morgestraich" (no dialeto de Basel para Morgenstreich em hoch deutsch), que significa algo como "Manhã de travessuras/brincadeiras". Abaixo segue um vídeo para se ter uma idéia de como é:


O carnaval de Basel (conhecido aqui como Basler Fasnacht) é muito especial e tradicional aqui na Suíça. É um evento muito esperado pelos "foliões". E os carros alegóricos não fazem por menos e capricham na decoração e nas máscaras.

 Neste dia a cidade lota. A movimentação já começa quando você sai da estação do trem. O desfile começa no centro da cidade e vai seguindo Basel afora chegando até a Münsterbrücke, onde os "foliões" aguardam pelos carros alegóricos.
A Münsterbrücke lotada para a espera dos carros alegóricos e do desfile


A festa de carnaval de Basel é sempre realizada na segunda-feira após a quarta-feira de cinzas. Esse ano a festa será no dia 06 de março. Neste dia a cidade pára, o comércio fecha, mas alguns restaurantes ficam abertos e costumam servir pratos associados ao carnaval de Basel, como a sopa de cebola e a torta de queijo.

A "entrada" para o carnaval de Basel é grátis, porém todavia....é também vendido um broche (plakette) representativo do carnaval e muito embora ninguém seja obrigado a comprá-lo é bom que se faça isso e eu te digo o porque: senão você toma um banho de confetes!!!!! e muiiiito confete!!É bom comprar e usar esse broche em um lugar visível da sua roupa pois dessa forma ninguém vai zoar você e te encher de confetes!!

A foto não está muito boa, mas é mais ou menos isso que acontece com quem não compra o broche. Medo!
O dinheiro da venda destes broches é um subsídio para a festa de carnaval e revertido para as comitivas que participam do carnaval. O preço dos broches começam em 9 francos (bronze), 18 francos (prata), 45 francos (ouro) e segue... o preço chega até 100 francos. Pois é tem categorias diferentes. Seria como se fosse um abadá do carnaval brasileiro?? haha. Esses broches podem ser comprados nos quiosques oficiais distribuídos pela cidade de Basel.
O broche do carnaval 2017


Bom carnaval pra quem é de carnaval e até mais, Basel!!

4 comentários:

  1. Eu sou um ser muuuito do Carnaval. Todo ano me fantasiava, emendava um bloco no outro, e achei que estaria sofrendo por aqui. Porém ainda não estou. Vamos ver como vai ser amanhã, segundona hahaha.. De qualquer forma, to animada pra conferir o carnaval daqui. Dizem que não é tão grande como o de Basel, mas que também é legal. Achei bem interessante esses carros alegóricos, as bandas. Se por aqui for assim já me dou por satisfeita. Veremos! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, ao contrário de você, nunca fui de carnaval, rs... gostava só dos dias de folga para curtir o feriadão, que eu tratava de sumir pra longe da muvuca, hahaha. Conta depois o que você achou do carnaval dai! Não conheço o de Berna. Bjs

      Excluir
  2. O Carnaval só começa depois da quarta feira de cinzas? Achei bem interessante hein, mas eu jamais conseguiria acordar pra ver a abertura hahaha Até hoje, nunca consegui ir ver a chegada de São Nicolau na cidade, que começa às 10h, quem dirá um evento às 4 da madrugada hahahaha Bom, a não ser que tenha um pré carnaval pra ficar acordado direto haahaha daí quem sabe! Boa semana! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse carnaval é "atrasadão", mesmo rs... eu talvez conseguisse assistir a abertura se morasse na cidade e pudesse ver da janela da minha casa, hahaha. Boa semana por ai tb. Bj

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...