17.3.15

A medieval Murten

Murten é uma cidade suíça de aproximadamente sete mil habitantes. Ela pertence ao cantão de Fribourg e está situada entre Berna, (a capital da Suíça) e Neuchatel. A cidade é circundada  pelo lago de mesmo nome, o Murtensee.

Murtentor, a entrada para a cidade

Murten é oficialmente bilingue (em francês o nome da cidade é Morat), já que ela está localizada na fronteira entre as Suíças de lingua alemã e francesa.  Entretanto, apesar da cidade pertencer a um distrito francês, cerca de 76% da população fala o alemão e 24%, o francês.







 
Rua do centro antigo de Murten
Com os primeiros registros datando de 1170, Murten é uma das cidades mais antigas da Suíça. Fundada pelo conde de Zähringen, a cidade é murada e a arquitetura medieval dela está bem preservada.

Mesas de um restaurante, envoltas com as arcadas típicas da era medieval
O ponto alto do passeio na cidade, é mesmo a subida à muralha. Ela fica aberta ao público, e é toda coberta. A entrada é grátis.



Lá de cima se tem uma vista bem bacana da cidade, dos telhados da casas e do lago. As muralhas foram construídas em duas etapas, entre os séculos XII e XV. Ela é a única da Suíça em que se pode caminhar do começo ao fim.

Vista da cidade de Murten a partir da muralha


A parte interna da muralha de Murten e a igreja alemã





A cidade de Murten também foi o palco de uma batalha épica para a Suíça. Em junho de 1476, quando Murten declarou lealdade a Berna e a Fribourg, a cidade foi cercada pelo exército de Carlos, o então Duque de Borgonha. Na batalha o exército suíço derrotou as forças de Carlos, matando mais de 10.000 inimigos!



Para dar a notícia da vitória a Fribourg, um mensageiro saiu correndo até a cidade, num percurso de 17 kilômetros. Fatigado e exausto, o mensageiro, logo após a chegada, caiu, literalmente, morto de cansaço.



Por conta deste episódio, desde 1933 é realizada no primeiro domingo de outubro uma corrida que homenageia a batalha de Murten e esse mensageiro. O percurso de aproximadamente 17 quilômetros é o mesmo daquela época: de Murten a Fribourg. A corrida é uma das mais tradicionais da Suíça, com milhares de participantes.


Foi uma delícia andar pelas ruazinhas antigas dessa cidade. Pena que o sol ficava em um sai- não-sai, dai a maioria das fotos terem sido feitas com o tempo nublado.









Outra coisa que achei uma pena, foi o fato dos carros terem acesso ao centro antigo da cidade, que poderia ser fechado ao trânsito de automóveis.


Uma bandinha tocava no centro da cidade de Murten
A cidade de Murten está localizada somente a 35 minutos de trem a partir de Berna. Para quem estiver em Berna por mais de um dia, vale a pena um bate-volta até Murten. A cidade é linda!

12 comentários:

  1. Ah deve ter sido um passeio e tanto!
    Tenho acompanhado o blog diariamente desde o dia em que o descobri.... fico ansiosa por um post novo...
    Lindas fotos. Me realizo!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliane! Que bom que tem acompanhado e gostado do blog :-). Um abração!

      Excluir
  2. Definitivamente preciso visitar a Suiça. Que lugar lindo! Cada video que assisto que mostra um pedacinho do país é algo surpreendente!!!!!!!! Obrigado por compartilhar conosco esta experiência, e as fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, a Suíça é um país lindo. Espero que você tenha a oportunidade de visitá-la. Abs!!

      Excluir
  3. hmm, que interessante ler sobre a Fribourg suíça!
    Adoro essas cidadezinhas medievais, muralhas entao, é comigo mesmo! Tomara q eu tenha a oportunidade de visitar tb - alias, mal conheço a Suíça (só Basel mesmo), que vergonha..... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha assim que puder Ana, oportunidades não faltarão e me deixe saber :-). Basel também é linda! Bjs

      Excluir
  4. Eu me encanto com as cidades medievais...tem uma aqui na fronteira com a Alemanha que eu posso ir várias vezes e não me aborreço. Toda vez, consigo ter um outro olhar...tem um castelo lindo e enorme...ai ai ai...acho que já fui princesa hahahaha Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindinhas mesmo essas cidadezinhas, eu adoro! Quanto a ser princesa, também acho que já fui em outra vida, hahahaha. Bjs

      Excluir
  5. Adoro essas cidadezinhas, acho tao charmosas. Apesar do dia nublado as fotos ficaram lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luz faz uma diferença tremenda em fotos, mas a apesar do dia nublado, valeu fotografar a cidade. Bjs

      Excluir
  6. Apaixonada por essa cidade, cada vez que postas essas cidades medievais eu me "teletransporto" e fico me imaginando vivendo ali, dentro dessas muralhas...ah ,eu adoraria conhecer essa cidade, encantadora mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sempre que vejo cidades como essa, quero conhecer. Minha lista de lugares para conhecer, só cresce, rs... Bjs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...