22.4.12

Comprando na Suíça

Comprar parece igual em qualquer lugar do mundo, mas a experiência de comprar algumas coisas podem ser diferentes em outros países.

Por aqui, comprar determinadas coisas é bem diferente do que estávamos acostumados no Brasil.

Algumas curiosidades na hora de comprar: por exemplo, no caso de móveis, quando você vai comprar uma cama, o preço final dela não é o mesmo que está na etiqueta. Explico: aqui se paga separado cada parte da cama. O extrado da cama é vendido separadamente e tem um preço a parte, as vezes a cabeceira da cama também é opcional e se paga a parte. É uma loucura, porque quando você acha que está vendo o preço cheio, tem que ficar atento aos detalhes. No Brasil nunca tinha visto isso, geralmente a cama se comprava completa, com o estrado e a cabeceira. Os estrados das camas aqui são especiais, flexíveis, variam de acordo com o peso da pessoa, e etc... tem mil detalhes...rs... No final o preço total da cama pode ser quase o dobro do preço inicial!

Os guarda-roupas também é um caso a parte. No Brasil lembro que somente quando você encomendava um modelo com um marceneiro, ai sim, tudo era calculado a parte. Logo que cheguei aqui fomos comprar um  guarda-roupas, escolhemos o modelo e tal, ai marido me pergunta se eu quero gavetas, que seriam para meias e lingeries... eu digo "claro que sim". No final da compra pedi para ver a nota e quase cai dura quando vi que as gavetas eram cobradas a parte! Agora eu sei porque aquelas caixinhas bonitas do IKEA fazem tanto sucesso! Muita gente as usa como gavetas :-), não é uma boa idéia?

Outra coisa são as panelas, a maioria é vendida sem a tampa. Deve-se pagar separadamente por cada uma. Cadê a tampa da minha panela! :-)

Jogo de lençol também é um pouco diferente. Eles também são vendidos separadamente. O lençol, quando é vendido como "conjunto", na maioria das vezes só vêm com UMA fronha. Para formar um jogo de casal, o jeito é comprar as fronhas separadas. Quando vêm com duas fronhas, tem que ficar atento ao tamanho das fronhas - muitas são fronhas quadradas e pequenas do tamanho de uma almofada. O lençol de baixo, aquele com elástico, também é vendido separado. Para forrar a cama é usado o edredom mesmo. Por aqui vendem-se capas para o edredom, o que na minha opinião acaba sendo mais prático, porque não precisa de outro lençol por cima para forrar a cama.

Mas o que eu AMO aqui é poder entrar em qualquer loja, olhar tudo a vontade, sem ter uma vendedora no seu pé, tentando a qualquer custo te vender alguma coisa. Aqui você pode passar o tempo que quiser dentro de uma loja, experimentar, olhar, pensar e sair sem comprar nada, sem que nenhuma vendedora te jogue uma praga!

 As promoções, então, são de verdade!! Artigos com até 70%, 80% de desconto na época das liquidações. Vale a pena esperar e tentar a sorte! Eu vou fazendo aos poucos meu "estoque" de presentes para quando for ao Brasil. Vejo alguma coisa legal, com um preço bom, compro e guardo. É melhor do que deixar para comprar tudo junto e na última hora para todo mundo.

Outra coisa legal é, se você comprou uma roupa, um sapato, uma bolsa e etc, foi para a casa, experimentou de novo e não gostou é possível trocar ou devolver o produto e pegar o dinheiro integralmente de volta, desde que o artigo esteja com a etiqueta e você possua a nota fiscal.

Com a onda da valorização do franco frente aos outros países da zona do euro, o que muita gente está fazendo é indo para os países fronteiriços para fazer compras. Eu já escrevi aqui o quanto dá para economizar indo fazer compras na Alemanha.
Os suíços não tem por hábito fazer a compra do mês, como estamos acostumados no Brasil. Primeiro é que muitas casas não têm (ou não tinham) espaço para armazenar muito mantimento. Segundo, porque como o país quase sempre foi economicamente estável, não havia problema de comprar alguma coisa hoje e daqui há dois dias o mesmo artigo custar mais caro. A maioria dos produtos nos supermercados daqui já vêem com o preço estampado na própria embalagem. Nos tempos em que no Brasil, vivíamos aquela inflação louca, onde você comprava um produto por um preço hoje e amanhã o mesmo produto já tinha outro valor, o jeito era mesmo comprar e estocar! Ainda bem que agora a economia está mais estável, porém o hábito da compra mensal permaneceu.

Os suíços em geral são muito orgulhosos dos produtos produzidos no país. Não dá para negar que a qualidade é realmente superior em muitos casos, mas até os suíços mais tradicionais estão cruzando a fronteira para fazer compras de supermercado e/ou outros produtos nos países vizinhos.

E ai onde vocês vivem, tem alguma curiosidade que chama a atenção de vocês na hora das compras?

22 comentários:

  1. Que interessante comprar por ai, achei meio estranho comprar uma cama por exemplo em pedacos e cada um custar um preco, assim como o guarda-roupa, cada pais e de um jeito mesmo ne?! Aqui o que acho diferente e que no caixa o valor das compras saem um pouco mais caro porque o imposto e cobrado a parte, isso e bom porque se sabe quanto paga de imposto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que você nâo leve um susto na hora de pagar no caixa, pois os impostos devem ser compatíveis né... Imagina isso no Brasil, onde a carga tributária é tão alta? Bjs

      Excluir
  2. Essa das panelas morri de rir, pois aqui é igualzinho! Minha sobra praticamente não usa tampa em panelas (como é possível?) e quando cozinho na casa dela ela até me consegue umas tampas, mas nenhuma é do tamanho exato da panela... E se fica sobrando, já viu, é umidade ou gordura que cai para fora da panela, sujando tudo!
    Outra loucura é para comprar cozinha... Mesmo em lojas baratas, cada móvel parece baratinho, mas na hora de escolher tudo, dificilmente o orçamento sai por menos de 5 mil euros! O preço varia de acordo com a maçaneta, dobradiças... As vezes é complicado mesmo!
    Mas o que eu adoro na França são os restaurantes. A gente sabe exatamente quando custa cada elemento pedido e sabemos quanto vamos pagar. Sem surpresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... deve ser engraçado cozinhar sem tampas!!! Mas que dá raiva ter que ficar comprando panela e tampa separada, ah isso dá, sem contar que a tampa não é baratinha!!
      Cada vez que vamos comprar certas coisas por aqui também levamos um susto! Não falo de cozinha especificamente, mas para fazer só um trabalho de cercar a casa com aquelas cerquinhas de madeira já recebemos orçamentos exorbitantes!!
      Por aqui tb restaurantes costumam cobrar corretamente. Na Itália, em alguns restaurantes, que cada conta é uma surpresa!! As vezes dá até indigestão..rs..

      Excluir
  3. Por aqui é tudo bem parecido com o que voce descreveu! Esse negócio das panelas sem tampa é o que acho mais engraçado... e o fato de ter capas pra cobertas/edredons conhecia de casa já, minha mae sempre sofria pra conseguir roupa de cama, na maioria das vazes mandava fazer na costureira mesmo porque no Brasil só tem aqueles lençois que eu tb particularmente odeio do fundo da minha alma... ahhahahha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho bem mais prático as capas para edredom!! Aquele lençol de baixo é super complicado para deixar arrumado.

      Excluir
  4. Aqui em realão aos móveis é igualzinho, parece um quebra cabeça que vc tem ficar montando o que vai comprar, por um lado é bom pois temos a opção de escolher mas por outro é o susto que se toma na hora de pagar.De resto é tudo parecido com o que vc falou, só as panelas que to rindo alto até agora rsrs, daqui a pouco eles vão vender sem cabo tbm rsrs.Bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha... Era só o que faltava panela sem o cabo, rs...
      As vezes é tão prático comprar os móveis completos... mas a gente vai se acostumando ao esquema :-). Bjs

      Excluir
  5. Creio que há prós e contras. O bom é que se vc precisar apenas de uma peça, vc não precisa comprar o aparato inteiro para tê-la, por outro lado se vc quiser tudo, precisa ser olho vivo nos detalhes.

    Interessante esse sistema deles de vender coisas separadas.Aprendi uma coisa nova hj.Taí,gostei ;)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando por esse angulo é mais prático sim. Se você quebrar só o estrado da cama, não precisa comprar a cama completa, ta aí no tinha pensando por esse lado... Bjs

      Excluir
  6. Gente, aqui na Holanda as panelas vem com tampas sim hahaha Há os jogos de panelas todos completinhos! Sobre o jogo de cama, também vem completo com a capa pro edredon e as 2 fronhas, só se compra em separado o lençol (com ou sem elástico, depende da preferência) pra colocar por baixo em cima do colchão. Inclusive tem até as capas próprias pra se forrar os colchões (de elástico nas bordas). Os armários não compramos nenhum, pois já estavam aqui quando nos mudamos. Apesar de serem bem simples, estão dando pro gasto, tanto dos quartos como os da cozinha, mas que sai um nota preta qualquer guarda-roupa ou móveis de cozinha...ah isso sai mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida na Holanda é mais prática :-), rs..., mas em termos de custos deve ser bem parecido com aqui. Já vimos cada preços para cada coisa que fica até difícil de acreditar!! Bjs

      Excluir
  7. Oi Sandra!
    Quando eu estava nos US, comprei uma bolsa e me arrependi. Fiquei sabendo que em casos de devolução eles estornam/devolvem o dinheiro e lá fui eu toda felizinha pegar meu cash back...
    Compartilho da sua sensação de liberdade quando nenhuma vendedora aborda. Aqui no Brasil elas/eles parecem a sombra da gente... É sufocante!
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Adorei o "claro que sim" hahahah (tô tão orgulhosa de vc! hahaha) bjs

    ResponderExcluir
  9. A cama e o guarda-roupa pagando separadamente cada coisa aqui é o mesmo, mas a panela sem tampa é novidade!
    Eu tb gosto dessa liberdade de passear pela loja sem ter ninguém atrás de mim, mas algumas lojas aqui são pouquissimas vendedoras e a gente tem que passar um tempão esperando atendimento, as vezes é apenas uma pequena pergunta, talvez seria melhor se houvesse um equilibrio entre as duas culturas.
    Cá pra nós Sandra, existe coisa melhor do que poder comprar, mudar de idéia e ter seu rico dinheirinho de volta?? E as promocões, nao existem assim no Brasil, né? É a melhor parte de fazer compras por aqui!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra, muito obg pela visita, olha que eu tenho uma conhecida que mora ai na Suica a muitos anos, na verdade ela é uma amigona d euma amiga minha, quando eu me mudei para Noruega essa nossa amiga em comum nos apresentou virtualmente mas ela nao tem blog( a conhecida que mora ai).
    Quando comecei meu blog ha mais ou menos um ano atrás tinha como meta ler um blog de um braisleira em cada país, hoje tenho mais de um em alguns lugares pois acabamos por nos apegar rss massss ai na Suica olha nao conheco nenhuma blogueira, cheguei acompanhar uma garota que foi morar ai (isso via blog) mas depois ela parou de postar, em resumo agora ja sei onde leio sobre a terra do chocolate rss
    Aqui né? Pois tb adorei seu blog fofo demais, essa montanha da capa, nossa parece muito com as montanhas daqui de eu moro, sobre as compras ai do post eu nao como é o negocio da cama, mas o fato de nao fazer compras pro mês todo aqui é em casa é do mesmo jeito, e o lance de devolver quando nao gosta, tb ja fiz por aqui.
    VOLTO MAIS VEZES....um grande abraco.

    ResponderExcluir
  11. Sandra, legal este post. Estou faz um mes na Suica, e separamos uma boa parte do orcamento para o mercado. Mas a qualidade daqui faz diferenca. Eu ainda nao fui, mas quero ver se comeco a frequentar os pequenos produtores que ficam perto de casa. Sou doida para experimentar leite fresco.

    Estamos organizando ainda a casa. E como vim com filhos, precisamos comprar material de escola e roupas de frio, que nao temos nada. Acho que vou tentar na Alemanha, porque qualquer economia com a minha trupe ja esta valendo!!

    Adoro o seu blog
    Abracos
    MAlu

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra!! Muito legal as sua dicas!!! Tenho um primo que mora na Suiça, e vai se casar aqui no Brasil, será um casamento simples, somente para familiares, e ele me convidou para ser madrinha. Daí fiquei naquele impasse o que dar de presente, pois não pode ser nada grande e difícil de levar... então pensei em um jogo de lençol fino bordado com as iniciais deles, mas daí outro dilema.. o tamanho das camas de casal na Suiça, são iguais aqui no Brasil, que tem três tamanhos diferentes como casal, queen e king? Ou existe um único tamanho padrão? Mas daí eu li no seu artigo que eles não costumam usar o lençol de cima...Aiiiii meu Deus, o que eu vou dar de presente??? Me dá uma dica aí Sandra, por favor... Estou sem nenhuma idéia, a única que tinha tido seria a do jogo de lençol..

    ResponderExcluir
  13. Oi Sandra!! Muito legal as sua dicas!!! Tenho um primo que mora na Suiça, e vai se casar aqui no Brasil, será um casamento simples, somente para familiares, e ele me convidou para ser madrinha. Daí fiquei naquele impasse o que dar de presente, pois não pode ser nada grande e difícil de levar... então pensei em um jogo de lençol fino bordado com as iniciais deles, mas daí outro dilema.. o tamanho das camas de casal na Suiça, são iguais aqui no Brasil, que tem três tamanhos diferentes como casal, queen e king? Ou existe um único tamanho padrão? Mas daí eu li no seu artigo que eles não costumam usar o lençol de cima...Aiiiii meu Deus, o que eu vou dar de presente??? Me dá uma dica aí Sandra, por favor... Estou sem nenhuma idéia, a única que tinha tido seria a do jogo de lençol..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Então, eu não te aconselharia mesmo comprar roupas de cama no Brasil, porque aqui os padrões de medidas são diferentes. Eu mesma, tentei comprar mas não encontrei nada que tivesse medida semelhante a minha cama daqui.
      Bom, o que você poderia dar de presente, por exemplo, seria um jogo de mesa americano bem bonito e talvez com alguma estampa tropical, que lembrasse o Brasil. As lojas daqui costumam investir muito em estampas assim, especialmente no verão, pois quem tem casa com qualquer varandinha que seja, aprecia fazer as refeições ao ar livre quando o tempo permite. Um jogo americano feito a mão (de crochê, por exemplo, que além de bonito é chique) também seria uma sugestão. Vi alguns bem bonitos uma vez no site da Elo7. Não sei se a noiva do seu primo é suíça, mas aqui as pessoas apreciam muito um trabalho manual de qualidade. No momento é isso que me vem a cabeça, porque é algo pequeno, que nâo faz volume na mala... bom, se eu lembrar de algo mais, volto aqui para escrever! Boa sorte e um abraço!

      Excluir
  14. Olá Sandra! Estou pela primeira vez na Suíça. Gostaria de conhecer as fronteiras da Suíça. Penso q é uma excelente oportunidade de conhecer , pelo menos uma cidade de cada país! Será q estou querendo demais? Vc tem uma ideia p me dar! Excelente seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli. As cidades fronteiriças mais interessantes na minha opinião são Konstanz, que fica na Alemanha (faz fronteira com St.Gallen, cidade suíça) e é uma cidade muito bonita. Além dela tem Freiburg também que é bem interessante. Mas ai depende de onde você estaria na Suíça. De Zurique, por exemplo, não fica difícil chegar de trem até elas.
      Tem também a região da Alsácia (França) que tem cidades lindíssimas. Se você estiver em Basel na Suíça, você chega na cidade de Colmar, por exemplo, de trem e bem rápido até.
      Além disso há também Milão na Itália que dá pra ir... mas tudo depende de qual será o seu ponto de partida. Abraço pra você e espero ter ajudado. Qq coisa pode escrever de novo. :-)

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...