20.2.12

Carnaval suíço em Solothurn - Fasnacht


Como eu comentei neste post aqui, a Suíça é dividida entre cantões católicos e protestantes. Os cantões católicos comemoram o carnaval. E ao contrário do que muita gente pensa, o carnaval não é uma festa genuinamente brasileira. Quem quiser pode tirar a "prova" aqui...rs...




No domingo nós fomos assistir o carnaval em Solothurn, uma cidadezinha, que é considerada a pequena cidade barroca mais bonita da Suíça.




No trajeto as crianças (e adultos) distribuiam balas e chocolates

O carnaval foi um desfile de fantasias, com adultos e crianças, com "carros alegóricos" com críticas ao euro e a dupla "Merkozi" (Sarkozy e Angela Merkel), teve carro com a música "Ai se eu te pego" do Michel Teló..rs., e acima de tudo foi uma festa inocente. Me lembrou as festinhas de carnaval do interior de SP, uma época da inocência que não volta mais.







O carnaval daqui pode não ter o glamour do carnaval brasileiro, mas eu não vi gente bêbada pelas ruas, ruas sujas, engraçadinhos no trânsito, nem erotização (se bem que no frio de fevereiro isso é praticamente impossível...rs..), porque pra mim não há calor tropical que justifique a mulherada sair de peito de fora pra desfilar no sambódromo (sim sou careta!).







O desfile durou umas duas horas e meia mais ou menos. A cidade ficou lotada. Domingo estava friozinho e sol brilhou bem pouco. O carnaval mais famoso da Suíça acontece nas cidades de Basel e Luzerna. Segundo dizem é bem bonito e profissional, mas os desfiles acontecem durante a semana. Vamos nos programar para ir nos próximos anos.



Na terça-feira terá mais um desfile de carnaval em Solothurn. Não sei se farão algo novo ou se serão os mesmos carros alegóricos.

Por aqui nada de feriado. Eu nunca gostei muito do carnaval: não sei sambar, não gosto de muvuca, odeio bêbados, não gosto de gente se encostando em mim (sim sou chata), rs...



 



Eu sei que muitos brasileiros esperam pelo carnaval, mas acho até bom não estar no Brasil nesta época, pois é um risco andar pelas ruas, bêbados por todos os lados, gente louca dirigindo, estradas lotadas...aff. A verdadeira manifestação cultural de uma festa tão bonita acaba perdendo o sentido.

Pra quem gosta, bom carnaval!!! :-)


16 comentários:

  1. Sandra q legal que por aí eles fizeram alguma coisinha pq por aqui eu nem vi a sombra do carnaval,te confesso que gosto de carnaval mas por outro lado sou careta igual a vc, carnaval virou sinonimo de mulher pelada, ridículo.Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, o carnaval em algumas regiões aqui é comemorado e tradicional! É bonito ver todo mundo entrando "no ritmo" com fantasias, bem pra se divertir mesmo. Bjs

      Excluir
  2. Olá Sandra!!! Legais demais as suas fotos, curti bastante! Quando estive na Austria eu também curti um carnaval frio, cheio de fantasias e desfile... mas era uma confusão, mas bem divertido!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nadja! O carnaval na Austria deve ser lindo!! Eu estive em Viena e AMEI a cidade. Bjs

      Excluir
  3. Ah que bom saber que tem mais gente com a mesma opinião sobre o que virou o Carnaval no Brasil...primeiro que é tudo por dinheiro, vaidade, exibicionismo...piorou ainda colocando os políticos no meio e tudo com apelação sexual...E o povo acha que Carnaval é sinônimo de sacanagem, encher a cara bebendo todas e dar vexame...ai ai ai...pelo visto aqui sim temos um bom Carnaval onde o pessoal se diverte de um jeito bem simples, sem grandes interesses, apenas diversão. Muito legais as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, concordo com você. Carnaval virou sinônimo de tudo isso e ainda mais com as "piriguetes" querendo a qualquer custo aparecer na mídia. Triste. Mas tem gente que curte. Bjss

      Excluir
  4. Eu nunca gostei do carnaval... Minha familia sempre ficou em casa nessa epoca, ou iamos pro sitio...
    Eu nao consigo imaginar como alguem pode achar divertido ficar pulando num calor de 40 graus enquanto bebados suados encostam e tentam te beijar... Adicione Axe/SambaEnredo a isso e vira minha definicao de inferno...

    Eu gosto do samba, da musica... Mas acho samba enredo tudo igual...

    Aqui na belgica tem carnavam como ai... So que as pessoas bebem muito, nao eh tao inocente assim nao..Se bem q na belgica qualquer coisa eh motivo para beber

    Eu so queria os dias de feriado, pra ver se saro da minha gripe.. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gosto pra tudo! Tem gente que curte ficar no meio da muvuca, deste jeitinho que você citou..rs.. mas não faz mesmo o meu estilo. Sou mais um sítio, meio do mato mesmo, nesta época do ano no Brasil.
      Em Zurique, que é cidade "grande", tem gente bebendo pelas ruas também, mas nesta cidadezinha que fomos é bem mais tranquilo.
      Melhoras da gripe...

      Excluir
  5. Oi Sandra, gostei de saber q não sou a unica brasileira careta rsrs...tbem aprecio o carnaval suiço, mais inocente embora sinta falta de um sambinha.

    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monikinha, somos duas caretonas...rs.. Um sambinha vai bem, mas vamos nos contentando com o que temos aqui :-). Bjs e apareça...

      Excluir
  6. eu adorava pular carnaval... morava em Lindoia, 3000 habitantes naquela epoca. me lembro de chegar em casa e a minha mae falar: eu ainda to oiuvindo o batuque - que Diabos vc ta fazendo em casa?

    Era inocente e muito seguro. sinto saudade sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe deve ser uma figura!!! rs.. No interior era outra vida né... Então você é "pé vermelho"...rs.. Bjss

      Excluir
  7. Eu odeio carnaval Sandra, nessa época eu fugia com os amigos para uma praia longe de toda a folia e aproveitava o feriadão pra descansar. Não sinto a menor falta daquela zuada. Me desculpem os que gostam!

    Divertido ver que o povo aí é tão animado, não??

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, no Brasil eu era como você: ia para uma praia ou um sítio tranquilo pra ficar o mais longe possível da muvuca! Aff... detestava andar pelas ruas com gente louca, que não respeitava ninguém.
      Aqui o pessoal se anima no carnaval viu?! Animação do jeito deles, saudável e sem baixarias!
      Bjsss

      Excluir
  8. Sou como você, detesto carnaval. Só gostava por causa do feriado e não ter de ir trabalhar. hahaha... Mas sempre dei um jeito de passar longe da muvuca.... Adoro seu header! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, a parte boa do carnaval, sem dúvida, eram os dias de descanso...hehehe. Por aqui nada de feriado. Bjsss

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...