15.12.11

Hundertwasser

Hoje o google ponto ch, de e at (Suíça, Alemanha e Austria), presta uma homenagem a Friedensreich Hundertwasser , nome artístico do pintor e arquiteto austríaco Friedrich Stowasser. Hoje também é aniversário de outro importante arquiteto: Oscar Niemayer e o google Brasil não fez nenhuma homenagem a ele.

Hoje, se vivo, Hundertwasser completaria 83 anos. Confesso que quando morava no Brasil não vi nenhuma exposição dele. Quando me mudei para cá, passei a conhecer mais e a me interessar pelos trabalhos dele. 

Ele realmente foi um visionário, que nos anos sessenta já se preocupava com a natureza e com a harmonia entre arquitetura e ecologia. Eu fiquei apaixonada pela arquitetura que ele pregava. Quando estivemos em Viena esse ano, por sorte, havia uma exposição no Museu que leva o nome dele. Na exposição havia várias menções à paixão dele por dias chuvosos. Ele mencionava que em dias chuvosos "as cores começam a brilhar", e ele criava muito nestes dias. Não pudemos fotografar a exposição, mas fizemos muitas fotos externas.
Hall do museu Hundertwasser
Fachada do Museu Hundertwassser em Viena









Compramos também duas gravuras para enquadrar, o que ainda não fiz porque não encontrei uma moldura do tamanho adequado.


Hundertwasser tem trabalhos ao redor do mundo. Um outro lugar muito visitado em Viena é um edifício residencial que foi projetado ou inspirado (não estou bem certa) por ele. É interessante, mas sinceramente eu não gostaria de morar em um local de "peregrinação" de turistas. Já pensou, acordar de manhã, descer pra trabalhar e já dar de cara com um monte de gente fotografando o prédio em que você mora?..rs..

Edifício residencial em Viena projetado por Hundertwasser

No mezanino tem até um café e lojas com produtos com a temática Hundertwasser.
Aqui na Suíça também estivemos em um mais um local inspirado em Hundertwaser. Fica no Cantão de St.Gallen e chama-se Markthalle Altenrhein, que é algo como um mini museu, lojinha de produtos, um café e restaurante.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Hundertwasser pode consultar esse site aqui com informações em inglês ou alemão.

2 comentários:

  1. Ah que legal, já tinha visto fotos desses prédios do arquiteto, estão na minha lista de coisas pra ver se algum dia visitar Viena :)

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante! Vale super a pena. Eu adorei Viena!! Abs!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...